quarta-feira

Chilenos fazem "panelaço" antes de greve geral

Milhares de chilenos fizeram um "panelaço" na noite desta terça-feira em Santiago, na véspera da greve geral de 48 horas convocada para todo o Chile. O "panelaço" reuniu milhares no centro de Santiago e na popular Praça Ñuñoa, no leste da capital, convocados pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), a maior organização sindical do país.
Nos próximos dois dias, o Chile fará a primeira greve geral dos 17 meses de governo do presidente Sebastián Piñera.
No centro de Santiago, a polícia dispersou os manifestantes com jatos d'água e bombas de gás lacrimogêneo, enquanto em Ñuñoa os agentes se limitaram a cercar a praça, sem intervir, constatou a agência France Presse.



Manifestantes fazem "panelaço" em Santiago, na véspera da greve de 48 horas convocada para todo o país
Manifestantes fazem "panelaço" em Santiago, na véspera da greve de 48 horas convocada para todo o país
O protesto em Ñuñoa reuniu famílias, idosos e até crianças, que participaram alegremente, apoiados por um "buzinaço" de carros que passavam pela região.
Os manifestantes ocuparam as ruas próximas à praça e o protesto durou ao menos duas horas.
A manifestação teve a participação de cerca de 80 organizações, incluindo sindicatos de servidores públicos e dos transportes.
Estudantes e professores, que há quase três meses protestam para exigir ensino gratuito e de qualidade para todos, também engrossaram o panelaço.
Para esta quarta-feira não está previsto qualquer protesto no Chile, mas na quinta haverá uma manifestação no centro de Santiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário