segunda-feira

Prefeitura Municipal de João Pessoa reutiliza resíduos da construção civil


Secretário orienta as empresas, que não tiverem destinação para esse material, a fazer a doação à Prefeitura

 
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio das Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e a Emlur, está reutilizando resíduos de demolição da construção civil em toda João Pessoa. Segundo Marcelo Cavalcanti, da Infraestrutura, o objetivo é utilizar esse material nas ações de terraplenagem, bem como reduzir os impactos ambientais que podem ocorrer em caso de haver uma destinação inadequada.

Cavalcanti explica que esse material é excelente na utilização da terraplenagem em vias que não têm pavimentação, pois pode ser utilizado até mesmo com o solo úmido. O secretário orienta as empresas, que não tiverem destinação para esse material, a fazer a doação à Prefeitura. "A doação pode ser efetivada na Seinfra. O termo de doação deve ser assinado mediante a apresentação do alvará de demolição emitido pela PMJP”. Os interessados podem procurar informações na Diretoria de Manutenção da Seinfra, através do número 3214-7216.

Essa ação conjunta vai contribuir para evitar a destinação inadequada desses resíduos de construção e demolição. "A sua destinação inadequada pode provocar a proliferação de agentes transmissores de doenças, assoreamento de rios e córregos, obstrução de sistemas de drenagem, ocupação de vias e logradouros públicos, além da formação de lixões”, explica Vânia Franca, Diretora de Manutenção.

A reciclagem da metralha representa outro ganho para o meio ambiente. Geralmente material utilizado na terraplenagem é retirado de jazidas localizados em várias áreas da Grande João Pessoa. Com a parceria com as construtoras, essa retirada sofrerá uma redução significativa evitando novas escavações e a degradação futura dessas áreas.


Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário