sexta-feira

Planejamento Democrático do OD discute prioridades da 5ª região

O Orçamento Democrático (OD) realizou nesta quinta-feira (1°) mais uma reunião do Planejamento Democrático. O encontro aconteceu na Igreja Santa Clara, localizada no Funcionários IV, entre os gestores das pastas de saúde, infraestrutura, desenvolvimento social e da produção e os conselheiros do OD da 5° região. Na reunião foram discutidas as prioridades que entrarão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) de 2012, relacionadas aos temas saúde, infraestrutura e geração de emprego e renda, escolhidas durante as audiências regionais do OD.
A 5º região compreende os bairros e comunidades de Cidade dos Colibris, José Américo, Água Fria, João Paulo II, Citex, Comunidade Nova República, Ernani Sátiro, Geisel, Grotão, Funcionários II, Maria de Nazaré, Funcionários IV, Costa e Silva, Comunidade Gauchinha, e Taipa, entre outros.
“O objetivo desta etapa do ciclo é esclarecer para os conselheiros das regiões sobre a formatação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2012, detalhando quais obras solicitadas pela população poderão ser incluídas na lei.”, explicou o coordenador do OD, Tibério Limeira, ao abrir a reunião.
O assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Magno Fontolan, deu início ao debate de geração de emprego e renda apresentando dados sobre cursos de capacitação e profissionalizantes oferecidos, além de empréstimos concedidos no valor de 2 milhões de reais através do Empreender-JP  para moradores da região. O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Antônio Jácome, complementou o tema trazendo como meta implementar mais cursos do Qualifica-JP e os que já estão abertos no Centro Maria de Nazaré, como pedreiro e armador de ferro.
Já na área de saúde, através dos diretores de distritos, foram discutidas demandas como reforma e

ampliação do PSF Costa e Silva III; construção de PSF e melhoria no atendimento médico e profissional na Gauchinha; contratação de médico para Nova República, Costa e Silva, João Paulo, Citex e Jardim Sepol, e construção de Caps no Grotão. Em relação a essas questões, os conselheiros foram esclarecidos que a partir de 5 de setembro a equipe médica do Costa e Silva ficará completa e que está aberta a licitação para ampliação do Costa e Silva III. Também será construído um Caps no Funcionários IV para atender toda a região. Além disso, a Secretaria de Saúde está fazendo reforma e melhorias na estrutura dos postos e unidades de saúde da família e entregou a Unidade de Saúde da Família de José Américo.


Já o secretário Marcelo Cavalcanti, da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), tratou basicamente das demandas de pavimentação, assumindo o compromisso de pavimentar em 2012 várias ruas na região, sendo três ruas em Água Fria e quatro no Ernani Sátiro. A Seinfra vai pavimentar a Rua Brasília, no Grotão; sete no Geisel; oito no Costa e Silva; nove no José Américo e oito no João Paulo II, além de algumas ruas no Funcionários, como a João Francisco de Abreu.
O secretário também revelou que o serviço do muro de arrimo do Citex será licitado pela Secretaria de Planejamento (Seplan) para concluir o trabalho e que a comunidade Maria de Nazaré será contemplada pelo projeto de urbanização na ordem de 10 milhões.
Os conselheiros ficaram satisfeitos com o resultado. “É só assim que avançamos. Nós fiscalizamos e temos que cobrar e o Planejamento serve para sabermos o que será feito do que a gente priorizou”, disse a conselheira Antônia Roberto de Oliveira, da comunidade Maria de Nazaré.
A próxima reunião do Planejamento Democrático será segunda-feira (5), na Casa Pequeno Davi, no bairro do Roger (10ª região).

Da Redação com Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário