quinta-feira

Ingressos para show dos Paralamas podem ser trocados nesta quinta

Os ingressos para o show da banda Paralamas do Sucesso podem ser adquiridos a partir das 16h desta quinta-feira (22), nas recepções da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho, e do Detran-PB, no bairro de Mangabeira VII. Cada ingresso vale um quilo de alimento não perecível. Para evitar a aquisição e comercialização de ingressos por cambistas, a organização do evento limitou a distribuição em uma entrada por pessoa.
O show do Paralamas começa às 20h de domingo (25), na Praça do Povo do Espaço Cultural, e marcará o encerramento da Semana Nacional do Trânsito 2011 na Paraíba. A programação este ano teve início no último domingo (18), no município de Areia, e incluiu no seu roteiro, além da Capital João Pessoa, as cidades de Campina Grande, Pocinhos e Patos.
Circuito Trânsito com Arte – Desde terça-feira (20), as atividades da Semana Nacional de Trânsito estão concentradas na Praça do Povo do Espaço Cultural. No local, foram montadas seis ilhas temáticas onde as mensagens de educação para o trânsito são transmitidas através da dança, da música, do hip-hop, da cultura popular, do cinema e do circo. O público circula pela Praça do Povo participando de todas as apresentações sequenciadas. Cada circuito tem a duração média de 1h30.
Até sexta-feira (23), estão sendo realizados dois circuitos diários – um às 9h e outro às 15h. No sábado (24), será realizada apenas uma sessão, às 17h. Na sequência, haverá show de Paulo Sérgio e Daniel. A dupla se apresentará no Teatro de Arena, com entrada gratuita. No domingo (25), a banda Paralamas do Sucesso fará o show de encerramento na Praça do Povo do Espaço Cultural.
A Divisão de Educação para o Trânsito do Detran agendou a visita de alunos de várias escolas públicas e particulares para as apresentações.
Além do circuito das ilhas temáticas haverá apresentações de teatro de rua com o espetáculo itinerante “Cordel do Carro Encantado”. A primeira apresentação na Capital paraibana acontece nesta quarta-feira (21) no Ponto Cem Réis. Na quinta-feira (22) a peça será apresentada na Praça da Paz, no Conjunto dos Bancários. Em Patos e Pocinhos, o espetáculo se apresenta em praça pública nos dias 23 e 24 de setembro, respectivamente.
Segundo o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rodrigo Carvalho, o apoio cultural da Funesc foi a forma encontrada para educar para o trânsito através da arte, valorizando a cultura e os atores paraibanos e incentivando a produção de espetáculos locais.
Interiorização – Para dar maior visibilidade e maior alcance às mensagens transmitidas durante a Semana Nacional de Trânsito na Paraíba, este ano o Detran da Paraíba resolveu estender as atividades para outras cidades do interior do Estado. Nas campanhas anteriores as programações só incluíam os municípios de João Pessoa e Campina Grande.
O Detran também está utilizando as redes sociais para divulgar as ações da Semana Nacional de Trânsito, fazendo com que a campanha ganhe uma dimensão que jamais foi atingida em outras atividades educativas. Durante toda a semana as informações podem ser acessadas através endereço eletrônico www.facebook.com/detrangovpb.
Ilhas temáticas – tempo total 1h30
1ª Ilha (Dança) – Os passos da dança contemporânea norteiam o espetáculo “Em Trânsito”, que aborda a importância do uso obrigatório do cinto de segurança e as consequências da não utilização do equipamento. Composto por quatro músicas, o número completo tem duração de 15 minutos.
2ª Ilha (Circo) – Na ilha de circo os artistas apresentam a peça “Bebê Carona”. Envolvendo o universo circense com toda a sua magia e humor, a performance mostra uma ocasional ida da família à praia em um domingo ensolarado. No meio do caminho, aparece um mau motorista que não respeita as leis de trânsito. O desenrolar da trama mostra a importância do uso da cadeirinha do bebê, buscando conscientizar os pais, fazendo com que o mau motorista reconheça seu erro e mude sua atitude em relação à vida. Com consciência, humor e graça, os artistas Odessio Cabeça e Kleber Marone, com seus truques e números de circo, juntam-se à Família Los Iranzi para esta aventura de fazer valer a lei do uso da cadeirinha para as crianças no banco traseiro do carro. Duração: 15 minutos.

3ª Ilha (Cinema) – Na ilha de cinema o público tem acesso a um vídeo educativo alertando sobre a importância do uso do capacete para motociclistas, os perigos da combinação entre drogas e direção e a importância da atuação das blitzen. Nas sessões há a participação de dois monitores que recebem as escolas e apresentam o documentário, um no turno da manhã e outro à tarde. Duração: 15 minutos.

4ª Ilha (Cultura Popular) – A programação da ilha de cultura popular foi iniciada terça-feira (20) com apresentação do cantor Escurinho. Acompanhado pelo guitarrista Alex Madureira, ele apresentou um espetáculo composto de cocos e emboladas. Nesta quarta-feira (21) o repentista Oliveira de Panelas se apresentou em duas sessões: 9h e 15h. Ele também fará outra apresentação na sexta-feira (23) pela manhã. Na quinta-feira (22), Escurinho fará novas apresentações pela manhã e à tarde. Na sexta-feira e no sábado, sempre no turno da tarde, a estação de cultura popular será animada pela Tribo Tupi Guarany (agremiação carnavalesca). A tribo fará apresentação de folguedo popular. Todos os grupos trabalham a partir do slogan do Denatran, desenvolvendo temas como uso do cinto de segurança nos bancos dianteiros e traseiros, conscientização sobre o uso de celular ao volante e consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, respeito à faixa de pedestre, uso do capacete e equipamentos essenciais de segurança. Duração: 15 minutos.
5ª Ilha (Hip-hop) – O gênero foi escolhido por ser algo genuinamente urbano, portanto, dentro da sistemática do trânsito e dos cuidados necessários para evitar acidentes. Através de uma instalação multimídia com carros batidos interagindo com os elementos da cultura do hip-hop, através de projeções, estão sendo realizadas performances com grafitagem nos carros, enquanto um DJ realiza a discotecagem. O MC manda a mensagem de não violência no trânsito ao mesmo tempo que dançarinos de break se apresentam. De forma direta e artística se faz menção ao trânsito, onde muitas coisas acontecem ao mesmo tempo. Assim, o espectador é colocado no lugar do motorista, vendo tudo acontecer ao mesmo tempo, e continua seu caminho tranquilo. O estande conta com a presença do Coletivo Interativo do Circo (CIC) fazendo o break dance, os graffiteiros G2, Ross Tavares, Cyber, Persect e Giga Brow na graffitagem, o DJ Til Dal na discotecagem e o MC Essyaga como mestre de cerimônia. Duração: 15 minutos.
6ª Ilha (Música) – A ilha de música conta com performance do grupo Varadouro Groove Orchestra. São seis baterias, guitarra, baixo e metais. O foco da apresentação é percussivo, e os onze músicos que integram o projeto executam músicas voltadas para a temática do trânsito e com enfoque voltado para o slogan “Pare, pense, mude!”, seguindo a proposta do Denatran. As apresentações do grupo começaram na tarde de terça-feira (20) e seguem até o sábado (24). Duração: 15 minutos.

Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário