quinta-feira

Central Móvel da PBTur participa da Mostra Internacional de Música

 
A oitava edição da Mostra Internacional de Música em Olinda (Mimo) vai ter a presença da Central Móvel de Informações Turísticas da Paraíba nestas quinta (7) e sexta-feira (8). O objetivo da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), ao realizar essa ação em Olinda, é divulgar os principais atrativos turísticos do Estado entre o público presente no evento, estimado em mais de 100 mil pessoas.
O festival é realizado simultaneamente em Olinda, Recife e João Pessoa, com a promoção de concertos gratuitos, exibição de filmes e uma vasta programação cultural, além de cursos intensivos. A coordenadora de Divulgação da estatal do turismo, Juliana Jardim, que estará em Olinda, explica que, durante os dois dias, a van da PBTur vai manter contato direto com os visitantes do evento. “Iremos potencializar os nossos principais atrativos turísticos, focando sempre no destino indutor, que é João Pessoa”, explicou.
Juliana revela que esta é a primeira vez que a PBTur e a produção do festival trabalham de forma conjunta. Segundo ela, a estatal de turismo ficará responsável por implementar a divulgação do evento em todo o Estado, principalmente em João Pessoa. “Em Olinda, ficaremos um dia no pátio da igreja da Sé e o outro no Seminário”, disse.
Programação em João Pessoa – Na quinta-feira (8), às 20h, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob regência de Vantoil de Souza, se apresenta na Basílica de Nossa Senhora das Neves. Formada por 105 jovens músicos, a orquestra realiza cerca de 40 concertos anuais e trabalha com renomados solistas vocais, como Rosana Lamosa, Edna D’Oliveira, Fernando Portari e Lício Bruno. Diversas vezes regida por Isaac Karabtchevsky, desde 2009 é a orquestra residente de seu curso de regência na Mimo.
Na sexta-feira (9), novamente às 20h, acontece a apresentação do grupo africano Ballaké Sissoko e do violoncelista francês Vincent Segal no pátio interno da Igreja de São Francisco. O público da mostra vai assistir a uma hora de música delicada e de efeitos altamente hipnotizantes, que merece ser considerada como um tratado de sutileza sônica. A idéia de tocar e gravar o álbum “Chamber music” com Segal surgiu quando Sissoko assistiu a um concerto do explosivo duo que o francês forma com o baterista e percussionista alemão Cyril Atef.
De acordo com a programação do evento, no sábado (9), o público se deslocará para a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, onde acontece a apresentação do trompetista francês Alex Tassel considerado um dos mais brilhantes músicos de jazz de sua geração.
Com mais de uma centena de concertos realizados e já habituado aos palcos internacionais, foi reconhecido pela crítica como legítimo herdeiro de Miles Davis, por ocasião do lançamento do mais recente CD de sua carreira, o álbum duplo “Heads or tails”.
A van – A Central Móvel de Informações Turísticas entrou em funcionamento em 20 de julho deste ano.  A unidade está instalada em uma van adesivada com imagens dos principais pontos turísticos do Estado e conta com equipamentos de informática, projetor de imagens, tela de projeção, caixas de som com mesa, dois notebooks, DVD, mesas e cadeiras. “O equipamento atende os turistas que chegam à Paraíba e também é levado a outros Estados, para apresentar o potencial turístico da Paraíba”, explica a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

Da Redação com  Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário