Instalação de complexo da montadora na divisa do estado, gerando mais de 5 mil empregos, vai beneficiar várias cidades
Mais de cinco mil novos postos de emprego são os números iniciais que a nova fábrica da montadora italiana Fiat, que será instalada no município de Goiana (PE) promete nos próximos anos. O município que receberá o novo polo de fabricação de carros no país (o maior polo produtor da marca no mundo está instalado em Betim, Minas Gerais) fica na divisa entre os estados de Pernambuco e Paraíba e diversas cidades paraibanas comemoram a proximidade geográfica com a nova fábrica e as oportunidades de empregos que serão geradas por ela. Municípios da Região Metropolitana de João Pessoa, como Alhandra, esperam turbinar suas economias com a farta oferta de trabalho.
Fábrica pernambucana será uma das maiores do país, juntamente com a da própria marca que funciona em Betim (MG). Foto: Fiat/Divulgação. |
Com a nova fábrica, os municípios do entorno de Goiana ganharão mais uma atividade econômica, deixando a tradicional cultura da cana de açúcar para intensificar a metalurgia na região. A ideia inicial da Fiat é que sejam produzidos, na unidade de Goiana, cerca de 200 mil novos carros por ano.
No município de Alhandra, cuja viagem à Goiana não ultrapassa os 15 minutos, a notícia foi recebida com comemoração. Segundo o secretário de Administração de Alhandra, Jaimacy Oliveira, a cidade deverá ser uma das mais beneficiadas com a oferta de empregos. "Será mais uma oportunidade de aquecermos a economia da região. Já temos uma relação muito boa e de proximidade com Goiana porque usamos o comércio e até bancos daquela cidade. Uma fábrica desse porte será uma oportunidade fundamental para nossos moradores", afirma.
Necessidades
De acordo com o presidente da Federação de Indústrias da Estado da Paraíba (Fiep), Francisco Benevides Gadelha, a instalação da Fiat em Goiana vai trazer benefícios em toda a redondeza, inclusive a Paraíba. "Aqui, além da geração de emprego, temos que começar a pensar no fornecimento de autopeças e realizar um estudo das necessidades da Fiat. Já temos empreendedores com essa capacidade e se pensarmos bem é mais fácil para a Fiat receber autopeças de João Pessoa do que de Recife, principalmente por causa do fluxo de veículos", afirmou Benevides.
A reportagem tentou entrar em contato com a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, Margareti Bezerra Cavalcanti, para comentar sobre o assunto, mas ela se encontrava em seguidas reuniões.
Saiba mais
Municípios paraibanos que podem ser beneficiados:
João Pessoa
Santa Rita
Bayeux
Cabedelo
Campina Grande
Alhandra
Caaporã
Pitimbu
Conde
Pedras de Fogo
Juripiranga
Itabaiana
Nenhum comentário:
Postar um comentário