terça-feira

Palestra incentiva Município de Alhandra

Hoje o município produz cerca de 494.667 Kg de lixo por habitantes em média por ano.
Alhandra FM, Wagner Mariano
Em parceria Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Ação Social, Educação, infra estrutura em conjunto com o SEBRAE, COPAC, PRA e UFPB, realizaram uma palestra nesta última terça-feira (28) em Alhandra com vários representantes.

A lei que institui a Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, somente será aprovada daqui a 21 anos. Mas, neste período, estados e municípios deverão procurar meios para sanar os problemas encontrados quando se joga o lixo a céu aberto. Com a criação de aterros sanitários em todos os municípios do país o cenário brasileiro poderá mudar. Atualmente no Brasil 42,4% do lixo é jogado em lixões e somente 57,6% são jogados em aterros sanitários.

Alhandra segundo o último senso do IBGE, conta com 18.001 habitantes. Cálculos do Educador Ambiental e Consultor do SEBRAE, Tarcisio Valério, essa população produz por mês em média 494.667 quilos de lixo. No litoral sul da Paraíba a maior produção de lixo é do município de Conde, com uma população de 21.418 habitantes chegando a produzir 588.566 quilos de lixo. Para uma média nacional cada pessoa produz cerca de 0, 916 quilos de lixo por dia um padrão próximo dos países da União Européia, cuja média é de 1,12 Kg de lixo por dia por habitante.

Estuda-se a implantação de um aterro sanitário no município, entre a cidade de Alhandra e o Distrito de Mata Redonda, com este estudo também é discutida a criação de uma política educacional voltada à coleta seletiva do lixo. O papel para se decompor na natureza passa por um período de três a seis meses, o pano de seis meses a um ano, o filtro do cigarro e o chiclete cinco anos, o vidro leva 30 anos para se decompor na natureza, este material em cooperativas é bem utilizando, uma vez, que são 100% reutilizado na confecção de poliéster. Com a criação uma política ambiental voltada à coleta seletiva do lixo, materiais que antes eram tidos sem proveitos serão reciclados. A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.
Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.

Com a reciclagem temos várias vantagens, entre elas, ambientais, qualidade da saúde, uma boa política e também gera economia para o município.

Alhandra FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário